O Grito e o Silêncio
- Domingos são deprimentes. Má qualidade de televisão, se você quiser se refugiar; tristeza em ler algum livro, em estudar alguma coisa. Domingos são deprimentes porque as ruas são vazias e ninguém sabe explicar. Porque desta vez estou experimentando essa coisa toda que falo nas poesias, sabe? Não é fingimento...
E ela me olha. Parece preocupada com meu desabafo.
- Tenho notado em você algo distante. Algo vazio. Algo realmente vazio, amedrontado...
- Está dizendo que meu medo é vazio.
- Estou dizendo que seu medo é "O vazio". O que termina. Ou acha pouco ter criado algo intermitente?
- Não é intermitente nesses termos...- Como não? É ambígüo ou compreendi errado? - ... - Se você cala explico que no seu silêncio há a certeza de um medo. E não rebate. Não volta a ser. Você não é o silêncio e tem sido tomado por ele. Não há nada errado com a quietude, mas você é vivo! Quem é vivo ainda não calou!
- Mas respiro...
- Com medo de respirar. Com medo de tornar sua poesia a verdade que lhe cala! E está aí, todo cabisbaixo, metido neste silêncio mórbido, que crê numa vida insossa. Grite, pois grite agora.Gritei. Duas vezes e bem alto. Algumas pessoas lá fora tomaram susto.
- O que sentiu?
- Alívio.
- Porque espantou o silêncio. Eu sei que você leu que o silêncio é a linguagem de Deus. Mas não é a linguagem dos homens! A linguagem dos homens é o bafafá da curiosidade, o espanto! Compreende?
- Está começando a fazer sentido. E o que há quando te crio a falar coisas que me façam bem?
- É o espanto interno do silêncio. O grito não precisa ser audível. Ele é a expressão mais sincera da alma...agora que você já sabe...só falta gritar! Portanto, grite!!
3 Comments:
Eu não gosto de domingos..
E o silêncio me faz pensar.. ele é bom.. o olhar às vezes fala mais que mil palavras, e o silêncio é mais intenso que um grito..
Mas às vezes é bom gritar.. silenciosamente.. somente com olhares e expressões.. e artes!
Lindo teu jeito de escrever e pensar..
Mtos gritos silenciosos p ti..
Ahaaammm... deu certo...
Bem, o silêncio... tranqüiliza enquanto em mim, me privo de me desgastar a toa, calo segredos, sentimentos, evito mágoas. Mas às vezes o silêncio não me é possível.
Incomoda-me quando nos outros, enquanto imagino o que existe naquele silêncio.
Muitas vezes quem questiona dá sua própria interpretação para a resposta de quem silencia, o que nem sempre condiz com a verdade. Salvo quando as palavras se fazem totalmente desnecessárias e os olhares explicam tudo.
E gritar, falta a coragem, porque a alma tem medo de se expressar.
Sim, ainda me é possível passear por aqui! Hehe
Beijinhos pra você! E fica com Deus!
Oi, Marcelo... adorei o teu recado... adorei o teu espaço. Beijos!!!
Postar um comentário
<< Home